quinta-feira, 5 de julho de 2007

concluindo..

Este blog se presta a uma pequena discussão dos estudos do arquiteto vienense Camillo Sitte, buscando um panorama geral de sua obra e relações com a atualidade.
Meu objetivo maior com este trabalho era investigar as possibilidades de deixarmos de lado o padrão simétrico e nos lançarmos no traçado orgânico para nossos projetos de cidades, do micro, a casa, ao macro, a metrópole.

Acho que consegui absorver muito desta experiência, e confesso que fiquei um pouco perdida no que publicar ou não, indo a fundo mesmo existem milhões de outras fontes. Porém acredito que tenho atingido o objetivo do trabalho nesta disciplina.
Durante a pesquisa, fui esbarrando em textos que encheram-me de idéias e paralelos.. da Permacultura (Agricultura Permamente) e seus canteiros em formas de mandalas e amebóides nos quais " a vida brota ao redor", já que nada na natureza é organizado de forma ortogonal; da mesa-redonda no EREA Vitória, na qual discutimos sobre as apropriações dos espaços públicos, e por fim, talvez, ao Seminário do NAU, em que na exposição das pesquisas sobre espaços públicos e apropriações, foi marcante a questão de que não basta existir um equipamento próprio ao lazer, há uma série de outros fatores envolvidos que devem ser levados em consideração na ocasião da implantação de projetos para população, e talvez seja essa a grande razão de encontrarmos equipamentos outros improvisados pela cidade a fora.

Agradeço a Prof. Clara Miranda, pelos textos emprestados nesta parte final, sem os quais, uma conclusão seria impossível.

Finalizo com uma frase que para mim sintetiza toda essa experiência sitteana:
"Apesar de todos os obstáculos que se apresentam diante de nós, não tenhamos medo de tentar esse estudo. É precisamente no modo de dispor as cidades que à arte pode, mais que em qualquer outro campo, exercer sua influência, pois assim sua ação educadora se faz sentir a todo instante na alma do povo e não está, como por exemplo nos concertos e nos espetáculos, reservada às classes abastadas da nação. Seria, pois de se esperar que o poder público concedesse à estética da rua toda a importância que ela merece ". Camillo Sitte

2 comentários:

Denise Vaz disse...

Olá, Clara!

Também faço Arquitetura e Urbanismo, na UFBA.

Achei seu blog pelo google e, curioso - mas não pouco esperado, já que esse template contempla a cidade e é... rosa! -, eu uso a mesma aparência no meu blog que tem mais ou menos a mesma função. ;)

Vou fazer uma postagem hj pra aproveitar a data bonita e pretendo citar seu blog. Tudo bem?

Se você estiver pela internet, entre em contato com meu e-mail do gmail: denisevaz... Utilizo o mesmo para o messenger. Tô on-line. Gostaria de saber um pouco mais sobre vc para que eu possa comentar e linkar no meu post de hoje. Se não der tempo, eu adiciono depois.

Aguardo seu contato.
Denise Vaz

Até +!

Denise Vaz disse...

Acrescentando, meu blog é o urbanassa.blogspot.com.

O recortesalvador6.blogspot.com é um blog colaborativo da minha equipe e turma de Ateliê V, que você pode dar uma olhada tb. Estamos esse ano fazendo um trabalho de análise urbana inspirado numa metodologia que se pratica na França, como em "Tranche de Ville".

Espero contato seu! Já postei, mas espero pitacos se falei algo errado ou se quiser que acrescente algo lá, tá? ;)