quarta-feira, 4 de julho de 2007

um pouco sobre Otto Wagner

Antes de prosseguir com a segunda etapa deste trabalho, que será uma breve análise sobre os pontos principais do trabalho de Sitte, gostaria de falar um pouco sobre uma coisa que chamou bastante a minha atenção nesta pesquisa: o fato de um trecho do livro O Urbanismo, de Françoise Choay ter sido repetido inúmeras vezes em diferentes textos e fontes. Eu mesma também o utilizei como base, na época do primeiro post, ao observar tal fato.

Choay, descreve o livro Der Stätdebau nach seinen kunstlerischen Gründsätzen, de Sitte: " Esta obra de inspiração essencialmente estetizante, estava destinada a polemizar contra as transformações de Viena e o planejamento do Ring segundo os princípios haussmanianos. No entanto, não teve efeito sobre o destino urbanístico da capital austríaca e as concepções de O. Wagner".

Hoje, especialmente, tive a feliz experiência de encontrar um site sobre Otto Wagner, intitulado Wagner Werk, com fotos antigas de Viena bastante interessantes, que acho eu, poderão complementar um pouco mais este trabalho.




Mas como falar de Wagner, sem antes saber um pouco de sua vida?

The Austrian Postal Savings Bank and the architect Otto Wagner *

Otto Wagner nasceu em 13 de Julho 1841, e teve uma criação nos padrões burgueses. Estudou até os dezesseis anos no Instituto Politécnico de Viena, procedendo para a Königliche Bauakademie em Berlim. Em 1861, já com vinte anos, retornou a Viena, onde terminou seus estudos na Academia de Belas Artes. Depois de deixar a Academia, trabalhou no estúdio de Ludwig von Förster, o arquiteto do Ringstrasse, onde assumiu uma função executiva desde o início.

Em 1890, Wagner publicou o primeiro volume de “Some Drafts,Projects and Executed buildings, (traduzido livremente como Alguns rascunhos, projetos e construções executadas), considerado o trabalho mais importante do arquiteto nesta época. Em 1883, recebe um dos dois primeiros prêmios do concurso para o novo “ plano geral regulador “ ( talvez o nosso PDU) de Viena. Posteriormente, se tornou conselheiro da Comissão Vienense de Transporte e da Comissão para a regulamentação do Canal de Danúbio, em questões de arte.

Seus principais trabalhos datam de 1900, dentre eles o Postal Savings Banks (foto acima, à esquerda e desenhos abaixo) e a Igreja de Steinhof. As críticas vigorosas lançadas por grupos conservadores são atribuídas ao sucesso destas construções, porém muitos de seus futuros projetos, como o Museu Municipal Imperador Francis Joseph, a nova Academia de Belas Artes, os Ministérios da Guerra e do Comércio, não foram realizados.

Nos últimos anos da 1ª Guerra Mundial, Wagner projetou hospitais e abrigos para soldados. Faleceu em 11 de abril de 1918.





*Este texto é uma tradução livre e resumida feita por mim, a partir do original encontrado no site citado anteriormente.


Nenhum comentário: